top of page

O Vermelho

Você já parou para pensar sobre as cores? Sobre a forma como elas nos afetam, o que representam para nós, como nos inspiram e como podemos utiliza-las no design de interiores?

Pois nós, sim e decidimos começar pelo VERMELHO, que foi a primeira cor que o homem identificou após o claro e escuro do branco e preto.

O Vermelho é a cor dos sentimentos extremados, de todas as paixões, do amor e do ódio, do sensual e da raiva. É uma cor quente, agitada. Vermelho é fogo, é sangue, está ligado aos nossos instintos primitivos.

Curiosidade: há línguas em que o vermelho é tão importante que representa quase que o conjunto de todas as cores, como é o caso do "colorado" espanhol. Em outros povos, como eram os babilônicos e atualmente os esquimós, a tradução de "vermelho" é "sangue". Em países frios, onde se busca o calor, a cor vermelha tem conotações positivas. Em russo, por exemplo, a palavra "vermelho" também significa "bonito", "admirável", "bom", "valioso".

O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição. É ousado, excitante e gregário - como se estivéssemos em volta do fogo para nos aquecermos. Mas atenção! Se estamos rodeados de muito vermelho, ficamos irritados, impacientes e inconformistas.

Há quem diga que o preto é seu melhor amigo mas, na verdade, é o cinza o grande companheiro do vermelho. Isto porque se um controla a energia, o outro tira a austeridade.

Uma cor nunca pode ser analisada isoladamente no ambiente. Combinado com roxo, ocre ou verde bandeira, por exemplo, o vermelho se torna rústico enquanto que se combinado com amarelo e azul em seus tons primários criamos uma paleta adequada para ambientes joviais e alegres como o quarto de uma criança. O prata, cinza, branco e preto levam para o vermelho fosco um ar contemporâneo, o que não ocorre se fizermos uso do vermelho brilhante. A sua união com o violeta, rosa e preto cria uma paleta que remete à sensualidade, à sedução.

Por ser uma cor quente, o vermelho invade o espaço portanto é melhor usa-lo com cautela em objetos para criar um ponto focal no ambiente ou direcionar a atenção de quem lá está.

Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
bottom of page