© 2016 por cmstudio

Isto é Arte?

March 8, 2016

 

Uma roda de bicicleta cravada em um banco de madeira. Um quadrado branco pintado em uma tela com fundo branco. Isto é Arte!

A arte contemporânea é surpreendente, contestadora. Não estamos mais no tempo de aceitarmos o que nos chega pronto, empacotado, fácil de ser digerido. Queremos participar ativamente do processo de criação, queremos ter voz ativa e decisória, deixar a nossa marca, imprimir a nossa personalidade! Assim é nas artes, na moda, no design de interiores, assim é na vida do homem contemporâneo!!

Tendo isso como pano de fundo, vale olhar para "A Fonte" de Marcel Duchamp (1917) e discutir a sua representatividade na história. Segundo Will Gompertz em "Isso é Arte?", esta obra está para a arte assim como as descobertas de Galileu para a ciência.

  

 

"A Fonte" foi uma resposta de Duchamp ao autoritarismo da National Academy of Design dos Estados Unidos que se dizia de vanguarda e aberta para novos artistas com novas formas de expressão. Para participar de sua exposição anual em 1917, bastava o artista inscrever seu trabalho mediante o pagamento de uma taxa e assim o fez Marcel Duchamp com um mictório comprado em uma loja comum de material de construção em Manhattan. A peça foi rejeitada e nunca exposta (o que vemos hoje no Centre Pompidou é uma replica) mas a intenção sobreviveu! Ele queria mostrar que o artista não estava mais aprisionado à tela, pedra ou madeira, tudo poderia ser usado com a intenção de arte, até mesmo um mictório! E não para por aí. Com esta obra, ele criticava os colecionadores de arte que investiam por pura especulação financeira e os diretores de museus que permaneciam ignorantes frente às mudanças que estavam ocorrendo. 

Certamente ele se divertia ao ver réplicas desta peça expostas em museus do mundo inteiro sendo admiradas minuciosamente pelos intelectualoides entendidos em arte! 

 

 

 

Fontes interessantes de consulta:

"Retrato da Arte Moderna" - Katia Canton, Ed Martins Fontes

"Isso é Arte?" - Will Gompertz, Ed Zahar

"Modernismo - O fascínio da heresia" - Peter Gay, Cia das Letras

Please reload

26 Apr 2016

12 Apr 2016

29 Mar 2016

15 Mar 2016

8 Mar 2016

Please reload

Posts Recentes
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
Please reload