top of page

Sérgio Rodrigues | Um ícone brasileiro

Com a Arte no sangue por ser filho de artista plástico e cantora lírica e sobrinho de Nelson Rodrigues, Sérgio Rodrigues é um ícone do design de mobiliário brasileiro. Foi o primeiro nome tupiniquim a ficar conhecido internacionalmente com sua poltrona Mole, de 1957, que venceu o Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália. Assim ele a descreve:

Poltrona MOLE, Sérgio Rodrigues

"É uma poltrona superpreguiçosa. Na época, eu tinha na cabeça a ideia de fazer uma peça que pudesse ficar em qualquer ambiente, que não fosse uma cama nem um colchão, mas bem confortável. Quando o Otto Stupakoff me pediu uma peça para o estúdio dele, imaginei um apartamentinho bem pequeno e pensei em um sofá que não fosse parecido com uma cama ou um sofá-cama, mas que fosse tão confortável quanto.A poltrona mole começou sendo, na verdade, um sofá (para dois lugares). Na hora de pagar, o Otto disse que não tinha nenhum dinheiro, mas ofereceu uma fotografia de caráter internacional para o lançamento do sofá. Eu topei e, como o estúdio dele não tinha um fundo infinito, dei a ideia de levarmos a peça para a praia. Naquela época, havia pouca gente no Leblon e, quando a maré estava baixa, a areia ficava plana, maravilhosa. Colocamos lá o sofá e o Otto foi arrumar a câmera. Mas demorou tanto que o mar veio com força total e molhou o sofá inteiro. Mesmo assim, ele foi inaugurado com sucesso...... Eu nunca imaginei que ia ganhar prêmios ou que a poltrona fosse ficar famosa. Eu só queria algo confortável."

Poltrona MOLE, Sérgio Rodrigues

Hoje a poltrona Mole faz parte do acervo permanente do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e do Museum of Modern Arts (MoMA), em Nova York.

Mas foi a poltrona Diz, de 2001, o maior sucesso de vendas de Sérgio. Em seu livro "Sergio Rodrigues" da editora Viana&Mosley, Adélia Borges relata: “É incrível como conseguiu um grau de conforto fenomenal em uma cadeira usando apenas a madeira. É o resultado de uma maestria e síntese do que aprendeu todos esses anos sobre a correta inclinação, o apoio do braço etc. A Diz inova e como ele diz é o conforto duro em oposição à Mole.

Nós, do Studio, admiramos Sérgio Rodrigues, somos fãs de sua obra.

Poltrona DIZ, Sérgio Rodrigues

Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
bottom of page